Voluntariado

Missão

Doar de si para contribuir com a humanização dos beneficiários

e da equipe do Amparo Maternal e a sustentabilidade da instituição.

Ser voluntário é doar seu tempo e talento para causas de interesse social e comunitário. Amor e carinho também norteiam esse tipo de trabalho, que é bem solidificado dentro do Amparo Maternal.

Áreas de atuação

Caso você tenha se identificado com os valores do Amparo Maternal e acredita que, de alguma forma, pode contribuir com o desenvolvimento do nosso trabalho clique aqui e preencha o formulário com os seus dados.

 

Assim que possível, entraremos em contato!

Os voluntários da instituição promovem a humanização do atendimento hospitalar.

Apoio dado a gestantes e suas famílias

Captação de recursos, por meio do Bazar e de eventos beneficentes em prol da organização

Como?

Em Saúde, temos equipes de voluntárias da comunidade que realizam o trabalho como Doulas.

Do grego “mulher que serve”, as Doulas acolhem e acompanham as mulheres que vêm ao Amparo Maternal

em busca de assistência ao parto, proporcionando suporte físico e emocional antes, durante e após o parto.

 

Área da Saúde (Doulas)

Elas são capacitadas para apoiar, de forma contínua, as gestantes na hora do trabalho de parto e nascimento de seus bebês, oferecendo informações e proporcionando conforto físico e emocional antes, durante e após o nascimento, podendo atuar também como acompanhante.

O trabalho da Doula Voluntária no Amparo Maternal é também uma das estratégias de Humanização da Assistência ao Parto e Nascimento prestada às mulheres do Sistema Único de Saúde, e objetiva melhorar os indicadores assistenciais e os níveis de satisfação dos usuários.

Equipe de Doulas do Amparo Maternal

Além do aumento da qualidade e na grande contribuição para a humanização do atendimento, a presença amigável e constante das Doulas produz ainda os seguintes resultados:

•    Redução do tempo de trabalho de parto;
•    Redução do uso de medicação para alívio da dor;
•    Redução do índice de cesárea;
•    Aumento da taxa de aleitamento materno, exclusivo ao seio;
•    Garantia de um tratamento individualizado e personalizado à mulher;
•    Maior segurança e satisfação da mulher e de seus familiares durante o trabalho de parto e o parto, possibilitando individualidade e emoção no momento do nascimento de uma nova vida;
•    Incentivo ao resgate da tradição, segurança e simplicidade do parto normal.

Informações sobre Doulas Voluntárias

doulas@amparomaternal.org

 

Cadastro de Doulas Externas

Acesse o link: www.tinyurl.com/cadastrodoula

 

No campo Social, o Amparo Maternal tem uma equipe de voluntárias que arrecada doações, como roupas em geral e enxovais para bebês, para beneficiar nossos atendidos.

 

Há, também, as voluntárias que cuidam da administração do Bazar que, por meio da venda de roupas, artigos de decoração, produtos de higiene pessoal, e outros itens doados e não selecionados para uso direto da Maternidade e Centro de Acolhida, arrecada verba para investimento na Instituição. 

Área Social

Tecelãs do Amor

Há ainda o projeto Tecelãs do Amor Maior, que são mulhers de todo o Brasil e fora

que enviam ao Amparo Maternal roupinhas de tricô para aquecer os nossos bebês.

 

História

O grupo foi idealizado pela voluntária do Amparo Maternal, Sra. Marlene Vilutis, na década de 1990 tendo iniciado seu trabalho a princípio como Doula.

Outra senhora que foi indicada para o voluntariado, embora ainda sem saber como atuar na Instituição, procurou a Sra. Marlene para saber como poderia dedicar-se. A Sra. Marlene sugeriu e perguntou se a mesma não saberia fazer roupinhas de tricô ou crochê, pois as crianças nascidas no Amparo sempre foram carentes de recursos e, portanto, a voluntária com desejo de engajar-se iniciou fazendo as roupinhas e o boca a boca foi se espalhando para vários lugares no país e fora do Brasil também. Atualmente temos Tecelãs em Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Em São Paulo temos de Peruíbe, Campos do Jordão, Mairiporã, Jaú, Guaratinguetá e outras.

Já os países onde estrangeiras e brasileiras cooperam como uma pequena organização na confecção denominada como na intenção original, Tecelãs do Amor Maior, são: Holanda, Alemanha e Estados Unidos.

Representada no Amparo pela Sra. Marlene Vilutis, todas as segundas e quinta-feiras a mesma entrega cerca de 40 kits com 05 peças tecidas à mão de tricô e crochê.

Sozinhas ou em grupo, através de ateliê de artes, salões paroquiais e condomínio, cada fio tecido forma uma rede do bem a aquecer os bebês que nascem na maior maternidade pública da cidade de São Paulo, o Amparo Maternal.

No ano de 2016, foram distribuídos 2.388 kits para bebês, totalizando 11.940 peças tecidas pelas voluntárias.

Doações

Telefone: (11) 5089-8275

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Rua Napoleão de Barros, 1035

Vila Clementino - São Paulo

Finais de semana e feriados, das 8h às 17h

Rua Botucatu, 1000

Vila Clementino - São Paulo

Amparo Maternal

Rua Loefgren, 1901 - Vila Clementino

CEP: 04040-032 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 5089-8277

Fax: (11) 5573-7253

SAC

Telefone: (11) 5089-8294

sac@amparomaternal.org