A UTI Neonatal do Amparo Maternal atende recém-nascidos que necessitam de cuidados especiais e alto risco.
Unidade Neonatal
Nossa infraestrutura é de 10 leitos de Cuidados Intensivos e 8 leitos para os recém-nascidos em cuidados intermediários com recursos tecnológicos atualizados. Neste momento difícil, estamos aliados a uma assistência humanizada.

Método Canguru
O método é praticado com o contato pele a pele da mãe ou o pai, com seu bebê estável, ajudando-o na recuperação mais rápida, melhorando os batimentos cardíacos, a respiração e a temperatura corporal, além de proporcionar o vínculo afetivo.
O incentivo ao aleitamento materno é fundamental, principalmente para os bebês de alto risco. Temos, como apoio, a sala de coleta de leite materno, com nutricionista e lactaristas exclusivas, treinadas e capacitadas para a orientação e prática da retirada, manutenção e armazenamento do leite materno nas 24h do dia.
A participação da mãe e do pai é de muita importância desde o início da internação, com a retirada do leite materno e a utilização do método canguru, até o planejamento da alta, onde eles vão se capacitando para adquirir confiança nos cuidados com seu bebê, referentes à higiene, como banho e troca de fraldas, curativo do coto umbilical, amamentação ou alimentação via oral, e administração de medicamentos para a alta hospitalar.
Equipe e Infraestrutura
A nossa UTI conta com o trabalho de uma equipe multiprofissional qualificada e especializada, com Médicos Neonatologistas, equipe de enfermagem com Enfermeiras especializadas em Neonatologia e habilitadas em passagem de cateter PICC, Fisioterapeuta, Nutricionista, Lactarista e Assistente Social.
Horário do PSIU!
Período onde as luzes e o ruído na UTI Neonatal são diminuídos por 1 hora, 3 vezes ao dia, proporcionando um momento mais calmo e relaxado ao bebê. Evita-se realizar qualquer procedimento neste momento pois o objetivo é diminuir a dor e o stress do recém-nascido, facilitando e promovendo o seu repouso, o que traz uma melhor promoção do desenvolvimento neurológico.
Visitas
Pais possuem livre acesso à maternidade e à permanência junto ao seu (s) bebê (s) durante 24 horas.
Visita dos avós: sábados, domingos e feriados, das 16h30 às 17h00.
