Números e dados
Conheça a seguir os indicadores que demonstram o trabalho e dedicação de toda a equipe do Amparo Maternal para contribuir com novas histórias de amor entre mamães, bebês e suas famílias.
Internação Hospitalar em Leitos de Obstetrícia
Dentro do processo de Internação Hospitalar em Leitos de Obstetrícia, o Amparo Maternal proporciona à gestante:
• Possibilidade de se movimentar, caminhar e se sentar, para facilitar o parto.
• Possibilidade de se alimentar com líquidos ou alimentos leves.
• Privacidade para a mãe e seu acompanhante.
• Acesso a métodos para alívio da dor durante a evolução do parto, desde massagens até a analgesia.
• Realização da ausculta fetal (ouvir os batimentos cardíacos do bebê) e o controle dos sinais vitais da mãe, além de outros procedimentos necessários.
• Escolha da melhor posição para o parto.
• Contato imediato do bebê com a pele da sua mãe logo após o nascimento (se ela desejar), colocando-o sobre a sua barriga ou seios, de bruços e coberto de forma seca e aquecida.
• Corte do cordão umbilical apenas quando pararem as pulsações (de 01 a 03 minutos após o nascimento).
• Estímulo da amamentação na primeira hora de vida.
• Realização dos procedimentos de rotina no recém-nascido apenas após a primeira hora de vida (pesar, medir, vacinar etc.).
Em 2019, o Amparo Maternal realizou 6.194 partos, sendo 4.316 normais e 1.878 cesáreas.

Taxa de Cesárea
A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que taxas populacionais de operação cesariana superiores a 10% não contribuem para a redução da mortalidade materna, perinatal ou neonatal. Contudo, considerando as características do Brasil, a taxa de referência foi ajustada pela OMS para que gire entre 25% e 30%.
No Amparo Maternal, a média de cesáreas realizadas em 2019 foi de 30%.

Realização de Incisões Ampliadoras do Canal de Parto (Episiotomia*)
As taxas de Episiotomia do Amparo Maternal estão sempre em números aceitáveis, já que é recomendado o seu uso seletivo. Estima-se que uma ótima frequência deve se situar entre 10% e 30% do total de partos vaginais.
Em 2019, a instituição realizou uma média de 12% de Episiotomias nas pacientes submetidas ao parto.
Taxa de Episiotomia - 2019
12%
*Episiotomia é uma incisão efetuada na região do períneo (área muscular entre a vagina e o ânus) para ampliar o canal de parto.
Presença de Acompanhante no Pré-Parto, Parto, Pós-Parto e Puerpério
A Lei 8.080/90 determina que os serviços de saúde, públicos ou particulares, são obrigados a permitir a presença, junto à mulher, de um acompanhante de sua escolha durante todo o período do trabalho de parto, durante o nascimento e no pós-parto imediato, em todos os serviços de saúde públicos e particulares.
O acompanhante é a pessoa escolhida pela mulher para estar ao seu lado em todos os momentos do parto e que, além de transmitir confiança, diminui significativamente as taxas de cesáreas, partos instrumentais e analgesia de parto.
Em 2019, o Amparo Maternal realizou 100% dos partos com a presença de um acompanhante indicado pela gestante, garantindo, assim, maior tranquilidade emocional nesse momento tão importante de sua vida.
Presença de
acompanhante - 2019
100%
Aleitamento Materno na 1º hora de vida
O Aleitamento Materno é uma importante promoção de saúde e prevenção de doenças. Para a mãe, ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, reduzindo o risco de hemorragia no pós-parto; aumenta as reservas de ferro, evitando anemias; torna as mamadas noturnas e viagens convenientes; reduz a depressão pós-parto; colabora mais rapidamente para a perda de peso; é mais econômico; diminui as chances de câncer de útero e ovário; entre outros benefícios.
Já para o bebê, o Aleitamento Materno é mais nutritivo, com efeitos positivos na inteligência; evita diarreia e infecção respiratória; diminui riscos de alergia; pode evitar 13% das mortes em crianças menores de 05 anos em todo o mundo; reduz riscos de hipertensão, colesterol alto e diabetes em longo prazo; estreita o vínculo entre a mãe e o bebê, proporcionando à criança a oportunidade de aprender mais cedo a se comunicar com afeto e confiança; desenvolve a cavidade bucal da criança; entre outros aspectos positivos.
A média dos recém-nascidos amamentados na 1ª hora de vida no Amparo Maternal, em 2019, foi de 98%.
Aleitamento Materno na
primeira hora de vida - 2019
98%
Taxa de Satisfação do Cliente
Em 2019, 89,4% das pacientes internadas entrevistadas* avaliaram a assistência prestada pelo Amparo Maternal como ÓTIMA ou BOA.
Taxa de Satisfação Internação - 2019
89,4%
*No período, foram entrevistadas 93,7% das pacientes internadas (5.985 mulheres).
Taxa de Recomendação do Cliente
Em 2019, 97,4% das pacientes internadas entrevistadas* recomendariam o Amparo Maternal para outras gestantes.
Taxa de Recomendação Internação - 2019
97,4%
*No período, foram entrevistadas 93,7% das pacientes internadas (5.985 mulheres).