Alojamento Conjunto

O cuidado com a mãe e bebê


O Alojamento Conjunto é um sistema hospitalar em que a mãe e seu bebê sadio permanecem juntos, 24 horas por dia, no mesmo quarto, desde o parto até a alta hospitalar. 

Esse sistema proporciona uma série de benefícios:

 

  • Fortalece o vínculo mãe e bebê

  • Proporciona tranquilidade e confiança a ambos

  • Ajuda a conhecer melhor seu bebê e observar qualquer anormalidade

  • Permite o aprendizado e a prática dos primeiros cuidados junto com a equipe multidisciplinar

  • Ajuda a mãe a se sentir mais segura nos cuidados do banho, troca de fralda, cuidados com o coto umbilical e amamentação de seu bebê.

A mãe e o seu bebê são cuidados pela nossa equipe multidisciplinar, composta por de Médico Obstetra, Pediatra, Equipe de Enfermagem de Enfermeiras e Técnicos, Nutricionistas, Assistente Social, Fonoaudiólogos especializados em processos auditivos infantis. 

Dispomos de uma estrutura de 70 leitos e, durante a internação, a mãe e seu bebê têm direito:

  • Acompanhante de sua escolha durante o período de internação e horário de visita das 10h às 18h.

  • Teste do Pezinho – realizado pela colaboradora da APAE, é um exame de triagem neonatal obrigatório e gratuito no país desde 1992. Coleta gotinhas de sangue do calcanhar do bebê a partir das 48 horas de vida, com a finalidade prevenir o desenvolvimento de doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme, Hiperplasia Adrenal Congênita e a Deficiência de Biotinidase que, se não tratadas, podem levar à Deficiência Intelectual.

  • Teste da orelhinha ou Triagem Auditiva – é um exame realizado nos bebês, na maternidade, colocando um aparelho na orelha para avaliar a audição e detectar problemas auditivos e orientar o melhor tratamento.

  • Teste do coraçãozinho – realizado entre 24 horas a 48 horas de vida, é um teste simples e indolor. Através do sensor do oxímetro mede-se o nível de concentração de oxigênio no sangue. Se apresentar alguma alteração, será realizado exame de ecocardiograma e avaliado pelo nosso cardiologista durante a internação.

  • Registrar o seu bebê – temos um serviço gratuito que emite a Certidão de Nascimento do seu bebê, de segunda a sexta-feira das 09h às 11h e das 12h às 16h. Trazer um documento com foto, certidão de casamento, pai não casado presença obrigatória, e pai ou mãe menores de 16 anos de idade é obrigatória a presença de um responsável legal.

Galeria de Fotos 

Quarto
Teste do Pezinho
Teste do Pezinho
Teste da Orelhinha
Teste da Orelhinha
Teste da Orelhinha
Cartório
Cartório
Cartório
Mostrar Mais
Doações

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Rua Napoleão de Barros, 1035

Vila Clementino - São Paulo

Informações:

doacoes@amparomaternal.org

Hospital Amparo Maternal

Rua Loefgren, 1901 - Vila Clementino

CEP: 04040-032 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 5089-8277

Fax: (11) 5573-7253

SAC

Telefone: (11) 5089-8294

sac@amparomaternal.org

Cartório