Linha do Tempo

 

1939

Associação Amparo Maternal é fundada com a ideologia de abrigar gestantes sem local para dar à luz, por um grupo de pessoas lideradas pela Madre franciscana Marie Domineuc, pelo médico obstetra Álvaro Guimarães Filho e o arcebispo de São Paulo da época, Dom José Gaspar D’Affonseca e Silva.

 

1945

Amparo Maternal consegue votos da Câmara Municipal para o início das obras das instalações na Rua Loefgren. Até então, a Instituição peregrinava pela Vila Clementino (SP) em várias casas alugadas situadas em diversos endereços que serviam de alojamento, mantendo-se assim por mais de 20 anos.

 

1964

Amparo Maternal é inaugurado pelo então governador Dr. Adhemar de Barros. Inicialmente, a estrutura foi planejada para ser um Alojamento Social, onde as mães poderiam morar e cuidar de seus filhos, porém, com as gestantes desprivilegiadas sendo recusadas pelos hospitais de São Paulo, foi necessário estruturar a área hospitalar.

 

1974

Congregação das Irmãs Vicentinas de Gysegem assume a responsabilidade pela gestão do Amparo Maternal, sob a liderança da Irmã Anita Gomes, permanecendo por quase 40 anos na Instituição e contribuindo para o crescimento e permanente estruturação das atividades voltadas à assistência social e Maternidade.

 

1978

Início da construção de um novo prédio para distinguir a Maternidade do Alojamento Social que, até hoje, abriga o Centro de Acolhida para Gestantes, Mães e Bebês, com acesso pela Rua Napoleão de Barros.

1985

Amparo Maternal consolida o apoio de voluntárias que, além de se mobilizarem em prol do Bazar do Amparo Maternal, auxiliavam também as mães e os recém-nascidos na Maternidade e no Alojamento Social. Ainda em 1985, as Irmãs Vicentinas de Gysegem se mobilizaram para apoiar as mães que passavam pela Instituição e criaram a Pastoral da Moradia, que na década de 90 passou a ser chamada de Sociedade Pró-Moradia São Vicente de Paulo.

 

1990

Início da parceria com a Escola Paulista de Medicina (EPM), solidificando a Instituição como modelo na área da saúde materno-infantil. No final dos anos 90, encerra-se a inestimável parceria, a quem a Associação Amparo Maternal será sempre grata.

 

2007

Associação Amparo Maternal passa a contar com o apoio administrativo da Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), tanto para os serviços prestados na Maternidade quanto no Alojamento Social.

 

2008

Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) assume a gestão da Maternidade, permanecendo com o apoio administrativo ao Alojamento Social. Na nova configuração, a Maternidade passa a ser conhecida como Hospital Amparo Maternal enquanto o Alojamento Social estabelece convênio com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS SP, passando a se chamar Centro de Acolhida Amparo Maternal – Pavilhão Irmã Leoni, sendo tipificado como Centro de Acolhida para Gestantes, Mães e Bebês.

 

2019

O convênio entre a Associação Amparo Maternal e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) consolida o Centro de Acolhida para Gestantes, Mães e Bebês como referência no País em serviço de alta complexidade para gestantes em situação de vulnerabilidade social.

 

2021

Encerra-se, com gratidão e companheirismo, a parceria de mais de uma década com a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC). A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) assume a gestão do Hospital Amparo Maternal. O Centro de Acolhida para Gestantes, Mães e Bebês permanece sob a gestão da Associação Amparo Maternal em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

 

A Associação Amparo Maternal é uma associação civil, sem fins lucrativos, que atua no acolhimento social e na assistência à saúde materno-infantil.

Missão, Visão e Valores

Missão

Acolher a gestante de forma integral e humanizada, prestando assistência social e assistência à saúde materno-infantil.

Visão

Ser referência no atendimento materno-infantil, contribuindo com a reinserção social da mulher, bem como proporcionar o desenvolvimento humano, profissional e técnico de seus colaboradores e parceiros.

Valores

Comprometimento: Cumprir com dedicação tudo o que se propõe a fazer.

Espiritualidade: Reforçar a relação com a espiritualidade e com pessoas entre si, respeitando as diferentes crenças.

Ética: Agir de forma altruísta e íntegra, pensando no bem-estar das pessoas ao seu redor e agindo sempre com honestidade.

Integração: Promover a inserção e adaptação entre as pessoas de um grupo, tornando-se parte de uma totalidade, melhorando a comunicação e convivendo pacificamente com as diferenças.

Profissionalismo: Desempenhar o trabalho com dignidade e eficiência.

Respeito: Agir com educação e companheirismo, ter um convívio amistoso, cordial e solidário.

Responsabilidade Social: Buscar o equilíbrio entre os desempenhos ambientais, sociais e econômicos.

Transparência: Estruturar os processos organizacionais e as informações para que sejam acessíveis, entendíveis, usáveis e auditáveis.

iStock-514614193%20(1)_edited.jpg
iStock-1173361896.jpg

Trabalhe Conosco

Nosso maior bem é a equipe de profissionais qualificados e comprometidos com nossa missão, visão e valores.

Se você também acredita na vocação do Amparo Maternal e quer fazer parte da nossa equipe, envie seu currículo para nossa área de Seleção de Pessoal, colocando no título qual a sua área de atuação: