Linha do Tempo
1939
Associação Amparo Maternal é fundada com a ideologia de abrigar gestantes sem local para dar à luz, por um grupo de pessoas lideradas pela Madre franciscana Marie Domineuc, pelo médico obstetra Álvaro Guimarães Filho e o arcebispo de São Paulo da época, Dom José Gaspar D’Affonseca e Silva.
1945
Amparo Maternal consegue votos da Câmara Municipal para o início das obras das instalações na Rua Loefgren. Até então, a Instituição peregrinava pela Vila Clementino (SP) em várias casas alugadas situadas em diversos endereços que serviam de alojamento, mantendo-se assim por mais de 20 anos.
1964
Amparo Maternal é inaugurado pelo então governador Dr. Adhemar de Barros. Inicialmente, a estrutura foi planejada para ser um Alojamento Social, onde as mães poderiam morar e cuidar de seus filhos, porém, com as gestantes desprivilegiadas sendo recusadas pelos hospitais de São Paulo, foi necessário estruturar a área hospitalar.
1974
Congregação das Irmãs Vicentinas de Gysegem assume a responsabilidade pela gestão do Amparo Maternal, sob a liderança da Irmã Anita Gomes, permanecendo por quase 40 anos na Instituição e contribuindo para o crescimento e permanente estruturação das atividades voltadas à assistência social e Maternidade.
1978
Início da construção de um novo prédio para distinguir a Maternidade do Alojamento Social que, até hoje, abriga o Centro de Acolhida para Gestantes, Mães e Bebês, com acesso pela Rua Napoleão de Barros.
1985
Amparo Maternal consolida o apoio de voluntárias que, além de se mobilizarem em prol do Bazar do Amparo Maternal, auxiliavam também as mães e os recém-nascidos na Maternidade e no Alojamento Social. Ainda em 1985, as Irmãs Vicentinas de Gysegem se mobilizaram para apoiar as mães que passavam pela Instituição e criaram a Pastoral da Moradia, que na década de 90 passou a ser chamada de Sociedade Pró-Moradia São Vicente de Paulo.
1990
Início da parceria com a Escola Paulista de Medicina (EPM), solidificando a Instituição como modelo na área da saúde materno-infantil. No final dos anos 90, encerra-se a inestimável parceria, a quem a Associação Amparo Maternal será sempre grata.
2007
Associação Amparo Maternal passa a contar com o apoio administrativo da Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), tanto para os serviços prestados na Maternidade quanto no Alojamento Social.
2008
Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) assume a gestão da Maternidade, permanecendo com o apoio administrativo ao Alojamento Social. Na nova configuração, a Maternidade passa a ser conhecida como Hospital Amparo Maternal enquanto o Alojamento Social estabelece convênio com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS SP, passando a se chamar Centro de Acolhida Amparo Maternal – Pavilhão Irmã Leoni, sendo tipificado como Centro de Acolhida para Gestantes, Mães e Bebês.
2019
O convênio entre a Associação Amparo Maternal e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) consolida o Centro de Acolhida para Gestantes, Mães e Bebês como referência no País em serviço de alta complexidade para gestantes em situação de vulnerabilidade social.
2021
Encerra-se a parceria com a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC).
O Centro de Acolhida para Gestantes, Mães e Bebês permanece sob a gestão da Associação Amparo Maternal, a nova Diretoria estatutária é composta pelos “Missionário da Redenção” Paula Lorenna Pirolo e Emerson José Pirolo, e na coordenação de voluntariado Silvana Gavião.
O Centro de acolhida executa seus serviços em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, enquanto a Maternidade Amparo Maternal tem gestão assumida pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), de forma independente do Centro de Acolhida.
A Associação Amparo Maternal é uma associação civil, sem fins lucrativos, que atua no acolhimento social e na assistência à saúde materno-infantil.
Missão, Visão e Valores
Missão
Acolher gestantes, mães e seus bebês, de forma integral e humanizada, oferecendo residência e atendimento especializado, para a sua reinserção social.
Visão
Ser reconhecido no apoio à formação de cidadãos éticos e íntegros para a sociedade.
Valores
Comprometimento: Cumprir com dedicação tudo o que se propõe a fazer.
Espiritualidade: Reforçar a relação com a espiritualidade e com pessoas entre si, respeitando as diferentes crenças.
Ética: Agir de forma altruísta e íntegra, pensando no bem-estar das pessoas ao seu redor e agindo sempre com honestidade.
Integração: Promover a inserção e adaptação entre as pessoas de um grupo, tornando-se parte de uma totalidade, melhorando a comunicação e convivendo pacificamente com as diferenças.
Respeito: Agir com educação e companheirismo, ter um convívio amistoso, cordial e solidário.
Transparência: Estruturar os processos organizacionais e as informações para que sejam acessíveis, entendíveis, usáveis e auditáveis.



Trabalhe Conosco
Nosso maior bem é a equipe de profissionais qualificados e comprometidos com nossa missão, visão e valores.
Se você também acredita na vocação do Amparo Maternal e quer fazer parte da nossa equipe, envie seu currículo para nossa área de Seleção de Pessoal, colocando no título qual a sua área de atuação: